quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

The Ku Klux Klan - KKK

Ku Klux Klan (também conhecido como KKK) é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apóiam a supremacia branca e o protestantismo (padrão conhecido também como WASP) em detrimento a outras religiões.


A KKK, em seu período mais forte, foi localizada principalmente na região sul de tal país.
A primeira Ku Klux Klan na verdade foi feita por 60 amigos da cidade de Pulaski, Tennessee, em 1865 para espantar o tédio, era apenas um grupo feito para brincar a época do halloween. Como tudo era uma brincadeira resolveram chamar os chefes da "sociedade" com nomes engraçados, então o chefe seria o "Cíclope Máximo"; o secretário o "Grande Escriba"; e por aí vai. O nome deveria ser algo indecifrável, foi aí que um deles surgiu a palavra grega kyklos - que quer dizer círculo, de amigos no caso. E outro achou que a palavra clã cairia bem (klan). Assim surgiu a Ku Klux Klan.


Em 1972 o grupo foi reconhecido como uma entidade terrorista e foi banida dos Estados Unidos.
O segundo grupo que utilizou o mesmo nome foi fundado em 1985 (alguns dizem que foi em função do lançamento do filme O Nascimento de uma Nação, naquele mesmo ano) em Atlanta por William J. Simmons. Este grupo foi criado como uma organização fraternal e lutou pelo domínio dos brancos protestantes sobre os negros, católicos, judeus e asiáticos, assim como outros imigrantes. Este grupo ficou famoso pelos linchamentos e outras actividades violentas contra os seus "inimigos". Chegou a ter 4 milhões de membros na década de 1990, incluindo muitos políticos.

Dizem que esta organização terrorista ainda se encontra minimamente activa, no entanto sem a força de outros tempos. O filme "Mississipi em Chamas" baseia-se num caso veridico acerca de duas mortes de negros que mesmo a policia tentou incobrir.

Sem comentários:

Arquivo