quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Há imagens que valem 1000 palavras

O Worth1000 é um dos sites mais conhecidos para quem gosta de manipulação de imagens ou, dito de outra forma, de fotografias manipuladas pelo software de edição de imagem mais utilizado no mundo – o Photoshop.
O que o site oferece aos seus visitantes é um concurso diário de manipulação fotográfica e galerias temáticas onde todos os trabalhos submetidos a concurso podem ser vistos. Dado que abriu oficialmente ao público a 1 de Janeiro de 2002, é fácil de ver que é muito rico em conteúdo e recheado de imagens memoráveis.
Afinal que tipo de manipulação fotográfica é feita e quais os temas? Toda e todos. Não existem vacas sagradas – qualquer um pode ser caricaturizado. Não existem restrições aos temas a concurso, embora os autores do site - Avi Muchnick e Israel Derdik – sejam os responsáveis pela escolha dos temas. É uma forma de manter sob controlo o conteúdo, mas também espicaça a criatividade dos participantes.
Os temas a concurso são tantos e tão vastos – lembrem-se, é aberto um por dia – que a galeria necessita de ser organizada por ordem alfabética. Cada letra do alfabeto contém dezenas de concursos. Cada concurso contém dezenas de sub-edições. E em cada uma destas sub-edições existem dezenas de imagens para ver. A verdade é que, se gostarmos mesmo de manipulação fotográfica – e a grande parte delas é do tipo humorístico – terá passado uma hora até conseguirmos ver os trabalhos na letra A.
Temas? Tantos quanto a imaginação permite: no Worth1000 transformam-se celebridades em animais, pervertem-se cartazes de cinema e fotos clássicas, juntam-se dois rostos diferentes num só, goza-se com ícones adultos e infantis, brinca-se com a Política, a História, a Sociedade, a Arte –os únicos limites impostos aos participantes são os temas escolhidos, as limitações do próprio programa de edição de imagem e a imaginação das pessoas.
Qualquer pessoa pode ver as fotos, embora para se ter acesso à versão de máxima resolução (sem o logótipo do Worth1000) seja necessário registar-se. O registo consiste em criar um nome de utilizador e uma palavra-chave de acesso, e fornecer um email – não se paga nada.

in Bitaites

Sem comentários:

Arquivo