quarta-feira, 7 de março de 2007

Turquia bloqueia YouTube por vídeo ofensivo para Ataturk


Um tribunal turco ordenou esta quarta-feira o bloqueio ao site YouTube por conter um vídeo que insultava o fundador da República da Turquia, Mustafá Kemal Ataturk.

O vídeo que causou a proibição do acesso ao YouTube contém ofensas ao fundador da moderna República da Turquia, classificando-o, e ao seu povo, de homossexuais.

Milhares de turcos escreveram para o YouTube, queixando-se do vídeo, que já foi removido dos conteúdos do site americano.

Na Turquia, o insulto a Ataturk ou à nacionalidade turca é um crime punível com pena de prisão.

O presidente da Turk Telecom, a maior empresa de telecomunicações turca, Paul Doany, explicou que apenas cumpriu a ordem de um tribunal.

«Não estamos em posição para dizer se o que o YouTube fez é um insulto, que está bem ou mal», disse Paul Doany à agência de notícias turca Anatolia.

Se a decisão do tribunal for suspensa, a Turk Telecom retomará o acesso ao site. Outros fornecedores de acesso à Internet turcos mantêm desbloqueado o acesso ao YouTube.

Durante a passada semana, os meios de comunicação social turcos noticiaram a existência de uma «guerra virtual» entre gregos e turcos canalizada pelo YouTube, em que ambos os lados partilham vídeos insultuosos.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: