quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Jovens portugueses enviam em média 17 SMS por dia

Os jovens portugueses com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos enviam uma média diária de 17 mensagens escritas por telemóvel (SMS), segundo um estudo divulgado hoje.
Os resultados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, relativo ao trimestre móvel de Dezembro passado, indicam que 5,3 milhões dos residentes em Portugal continental com dez ou mais anos utilizam as SMS como forma de comunicação, sendo que 50,1 por cento enviam até dez mensagens escritas por semana.
O barómetro acrescenta que, deste universo, 11 por cento enviam entre 11 e 20 mensagens por semana, 10,9 por cento enviam entre 21 e 50 SMS e 15,3 por cento enviam mais de 50 mensagens.
Em média, são enviadas 52 mensagens por semana, "o que corresponde a cerca de sete por dia", segundo os mesmos dados, citados no sítio da Marktest na Internet.

Comportamento dos jovens
"Uma análise deste indicador mostra, no entanto, comportamentos muito diferenciados, sobretudo entre os jovens. O 'target' dos 15 aos 24 anos mostra ter uma padrão muito diferente da média, com valores que mais do que duplicam aquele número", lê-se no estudo. Nesta faixa etária, 69,5 por cento dos inquiridos dizem enviar mais de dez SMS por semana, havendo mesmo 36,8 por cento que afirma que esse número é superior a 50. Em média, estes jovens enviam 121 mensagens escritas por semana através de telemóvel, uma média de 17 por dia.
A partir dos 35 anos de idade, a utilização desta forma de comunicação cai significativamente, tendo apresentado, durante o período em análise, valores "bastante abaixo da média", refere o estudo. A análise da Marktest teve como base os indicadores relativos ao universo composto pelos residentes em Portugal continental com dez ou mais anos.

Sem comentários: